Nome:
Local: Guarapari, ES, Brazil

sexta-feira, julho 28, 2006

Sites trazem sistemas para mapear as idéias e melhorar o desempenho

São Paulo, quarta-feira,
26 de julho de 2006
ESPECIAL PARA A FOLHA

Os benefícios cognitivos da utilização de mapas mentais como ferramenta para organizar idéias e conceitos são bastante conhecidos. Os estudos de inteligência artificial e as pesquisas sobre procedimentos criativos dos grandes gênios apontam que a realização de mapas conceituais são estratégias poderosas de potencialização intelectual.Estudos no campo das estratégias para gestão de conhecimento e do design da informação revelam que Leonardo da Vinci foi um grande cartógrafo: ele organizava suas idéias em sistemas de visualizações bastante complexos e essa prática parece explicar um pouco da sua alta produção. Outro grande gênio, Einstein também fazia anotações caóticas, repletas de associações, que funcionavam como mapas complexos.

Cientistas neurocognitivos acreditam que o cérebro consiga manipular informações com muito mais eficiência ao lidar com imagens e visualizações do que com outros sistemas como a linguagem oral ou escrita. Além disso, os mapas mentais em forma de teia ou rede, ao apresentar as vinculações entre os conceitos, têm um alto poder de potencializar a capacidade de memorização.O sistema de visualização do dicionário Plumb Design Visual Thesaurus (www. visualthesaurus.com) é uma excelente ferramenta para exercitar conexões lógicas e semânticas entre as palavras.

O The Brain (www.the brain.com) oferece vários tipos de mapas rizomáticos e visualizações dinâmicas interativas para navegar na internet. Você também encontra uma espécie de organizador de idéias em www.visual-mind. com/wv.htm?0021. (LL)

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home