(ais)Thesis: Razões (&) práticas

Nome:
Local: Guarapari, ES, Brazil

domingo, dezembro 17, 2006

Biblioteca Apostólica Vaticana está na Web

Laura Rohde, IDG News Service
29/10/2002 14:32:35

Com mais de 1,6 milhão de volumes impressos, a biblioteca teve apoio da HP para colocar todo seu conteúdo histórico on-line. É possível visualizar, por exemplo, documentos impressos antes de 1501, que antes eram restritos a poucos privilegiados.

A Hewlett-Packard (HP) recebeu a missão do papa João Paulo 2º de prover acesso on-line à Biblioteca Apostólica Vaticana ao público, que terá também imagens de manuscritos que eram até então apenas acessíveis a estudiosos, informou a HP em um comunicado feito hoje com o Vaticano.

Como parte de seu programa de filantropia, a HP forneceu toda a infra-estrutura tecnológica para ajudar o Vaticano a incluir a Biblioteca Apostólica no site já existente, além de prover acesso mais rápido ao site da biblioteca e facilitar a navegação na base de dados bibliográficos.

"A biblioteca está aberta a todo o público no site a partir de hoje como parte da mais recente atualização que fizemos com o Vaticano. Você pode ver coisas como um manuscrito de Michelangelo, e haverá cada vez mais informações e imagens disponíveis on-line", disse Didier Philippe, diretor de estratégia e desenvolvimento corporativo da HP na Europa e presidente do braço de filantropia, educação e propriedade intelectual da companhia na região.

Fundada pelo papa Nicholas 5º (1447-1455), a Biblioteca Apostólica Vaticana tem 1,6 milhão de volumes impressos, especializados em paleografia, história, história da arte, literatura clássica e lingüística. Também contém 8.300 incunábulos (livros impressos antes de 1501, dos quais 65 foram impressos em pele de bezerro), 150 mil manuscritos e registros, 300 mil moedas e medalhas e mais de 100 mil impressos.

A HP forneceu hardware, equipamentos, consultoria em Web e até ajudou no Web design desde o início do projeto, que começou em fevereiro de 2001, informou Philippe. A companhia ainda forneceu scanners, impressoras e câmeras digitais à biblioteca para ajudar na reprodução de manuscritos e publicações.

Em novembro do ano passado, o Vaticano assumiu um compromisso da Igreja Católica com as formas modernas de comunicação social, quando publicou um documento oficial na Web pela primeira vez. Especificamente, cópias da exortação apostólica "Ecclesia in Oceania" (A Igreja na Oceania), que costumam ser entregues pessoalmente pelo papa - foram enviadas por e-mail para as dioceses na região.

O Vaticano tem seu catálogo informatizado de volumes mais recentes disponíveis desde 1985 e já trabalhou com empresas como a IBM e, nos últimos 10 anos, com a HP para atualizar e refinar seu site. A biblioteca estará disponível on-line a partir de hoje no site do Vaticano.

Site do Vaticano
Site da Biblioteca Apostólica Romana

Drummond no Porta-Curtas Petrobras

Numa pequisa rápida, foi possível encontrar dez curtas que, de alguma forma, abordam a obra de Drummond. Nada mal, hein?

A Doida -->Ficção De Bel Bechara, Sandro Serpa 1999 12 min Com Beth Grandi, Samuel Brandão
Adicionarà cinemateca

O filme traz à tona uma situação limite: o embate do universo infantil com a loucura, a dor e a morte, através da relação inesperada entre um menino e uma (...)

Veja detalhes Comentários Mande por e-mail

A Torre sem Degraus -->Animação De Daniel de Araujo Pinto 2004 10 min
Adicionarà cinemateca

Homenagem ao edifício Martinelli, primeiro arranha-céu da América Latina, baseada em poema de Carlos Drummond de Andrade.

Veja detalhes Comentários Mande por e-mail


Ausência -->Ficção De Aleques Eiterer 2004 15 min Com Ângela Câmara
Adicionarà cinemateca

Por muito tempo achei que a ausência é falta/ E lastimava ignorante, a falta/ Hoje não a lastimo/ Não há falta na ausência/ A ausência é um estar em mim. (...)

Veja detalhes Comentários Mande por e-mail

Boitempo -->Documentário De Eduardo Leite, Gustavo Porto, Maurício Eça, André Cruz e Tamis Canjani 1993 10 min Com Roberta Paula Farias
Adicionarà cinemateca

Quatro episódios rurais a partir de leituras de poemas de Carlos Drummond de Andrade.

Veja detalhes Comentários Mande por e-mail

Cora, Doce Coralina -->Documentário De Vicente Fonseca 1986 11 min
Adicionarà cinemateca

Cora Coralina, poetisa goiana de 96 anos, é descrita em poesia de Carlos Drummond de Andrade. Ama a vida e as pessoas. Cora morre em 1985 mas renasce (...)

Veja detalhes Comentários Mande por e-mail

Da Utilidade dos Animais -->Ficção De Betânia Victor 2004 8 min Com Alunos da Escola de São Jorge GO, Marta Aguiar
Adicionarà cinemateca

Uma aula sobre meio ambiente provoca reações entre os alunos de uma professora, recém chegada a um modesto povoado. Baseado no conto homônimo de Carlos (...)

Veja detalhes Comentários Mande por e-mail

Eternizados -->Documentário De Guga Barros 2004 13 min
Adicionarà cinemateca

O escultor Léo Santana altera a paisagem urbana com suas estátuas que eternizam Drummond, Nava e Ary Barroso.

Veja detalhes Comentários Mande por e-mail

Humanizar ou Desumanizar? -->Experimental De Ila Girotto 2004 5 min Com Janaina Afonso
Adicionarà cinemateca

Chega um tempo em que não se diz mais meu Deus, tempo de absoluta depuração... Carlos Drummond de Andrade

Veja detalhes Comentários Mande por e-mail

Quadrilha -->Ficção De Mariangela Grando 1999 22 min Com Carmem Silva, Júlio Conte, Luciene Adami, Olga Reverbel
Adicionarà cinemateca

O filme é uma crônica sobre o desencontro, inspirado em poema de Carlos Drummond de Andrade, vista pelos olhos de duas senhoras fofoqueiras.

Veja detalhes Comentários Mande por e-mail

Uma Pedra tem o Mar -->Documentário De Pablo Lobato, Helvécio Marins Jr 2003 11 min
Adicionarà cinemateca

O Vídeo acompanha o processo de criação do artista Léo Santana, durande a produção da escultura Drummond no Calçadão, instalada em Copacabana, Rio de Janeiro.

Veja detalhes Comentários Mande por e-mail

quarta-feira, dezembro 06, 2006

HALP - História e Antologia da Literatura Portuguesa



Denominada Boletim Informativo, Boletim Cultural, Números Especiais ou HALP - História e Antologia da Literatura Portuguesa, esta publicação editada pela Fundação Calouste Gulbenkian, desde 1960, conta, até à data, com 111 números, versando temas de literatura ou de cultura geral, e alguns dedicados exclusivamente às crianças.

Ao efectuar a sua pesquisa, encontrará a capa, o sumário/índice e o conteúdo completo (em formato PDF) de cada um dos números.

Visite o site!